sexta-feira, 23 de abril de 2010

Jogo: Batalha Naval


Conteúdos explorados: Plano Cartesiano
Objetivos: Trabalhar o conceito de par ordenado através de uma atividade lúdica: o
jogo “Batalha Naval”, disputado entre dois ou mais jogadores.
Material: Folhas de atividades, lápis e borracha.
Atividade: Na sala de aula os alunos deverão sentar uns em frente aos outros a
uma distância de aproximadamente 1,5m para que um não possa ver o jogo do
adversário e ainda assim poderem se comunicar.
Regras do Jogo:
1- Desenhar os três tipos de barcos na quantidade e na posição indicada na folha
de atividade, no tabuleiro. Nenhum barco pode ficar encostado a outro.
2- Determina-se quem deve começar com os tiros.
3- Quando um grupo der o tiro deve registrar seu tiro na tabela designada “chute”
de forma ordenada: o primeiro número corresponde ao eixo x e o segundo ao
eixo y. (par ordenado).
4- O grupo que estiver recebendo o tiro deve marcar a posição do tiro tomando com
um X em seu tabuleiro e responde ao seu adversário se o tiro foi “água” caso
não tenha acertado nenhum barco ou parte desse ou “fogo” caso tenha
acertado. Se esse tiro for o último a acertar totalmente um barco ( ou o primeiro
sobre o submarino) o grupo que recebeu o tiro deve responder “afundou”.
5- Aquele que estava marcando seu chute na tabela deve marcar logo em frente
desta, na mesma linha, a letra “A” se acertou na água; a letra “F” se acertou em
uma parte do barco ou “OK” se afundou um barco.
6- Depois é a vez de o opositor dar seu tiro e se repete as mesmas regras.
7- Para cada barco afundado valem as pontuações registradas na folha de
atividades.
8- O jogo termina quando um dos grupos afundar toda a frota adversária.
9- Ganha o grupo que afundou a frota adversária.

3 comentários:

  1. Muito bom este jogo, e facilita a compreensão das coordenadas cartesianas!

    Parabéns pelo blog...

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  2. Serve para introduzir o estudo sobre matrizes também

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  3. Serve também para explicar as coordenadas geográficas (latitude e longitude)

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